Escolhemos o Alto Minho para mais uma escapadinha e optamos por explorar Ponte da Barca.
Esta bonita vila, envolvida pela Serra Amarela e banhada pelas margens do Rio Lima, tem metade do seu território inserido no Parque Nacional da Peneda Gerês, o que lhe confere o título de Reserva Natural da Biosfera.
Deve o seu nome à “barca” que antigamente fazia a travessia entre as duas margens do rio lima, sendo a “ponte” construída mais tarde, o que lhe deu o nome de S. João de Ponte da Barca.
O que visitar?
– Centro Histórico
No Centro Histórico, depois de estacionar no parque de estacionamento do Largo do Côrro, a nossa primeira paragem foi na Loja Interactiva do Turismo para recebermos as informações mais importantes sobre o concelho.
Percorrendo as suas ruas a pé, encontramos várias atrações: a Ponte Medieval, o Jardim dos Poetas, o Pelourinho, o Mercado Pombalino da Vila, a Igreja Matriz, a Igreja da Misericórdia, as Capelas da Lapa, de Santo Antonio e São Bartolomeu.
– Central Hidroeléctrica e Barragem do Lindoso
É aqui que se encontra a maior albufeira da Europa, resultante da Barragem do Lindoso.
Não deixe de visitar a central hidroeléctrica situada a 340 metros de profundidade. A sua casa das maquinas já serviu de palco a alguns eventos, incluindo um concerto de música.
É possivel visitar a Central em grupos mas apenas com reserva prévia.
– Castelo de Lindoso
O Castelo de Lindoso é um dos mais importantes monumentos militares portugueses, pela sua localização estratégica mas também pelas novidades técnicas e estilísticas que a sua construção introduziu no panorama da arquitectura militar portuguesa medieval.
As primeiras referências a este castelo remontam ao reinado de D. Afonso III. No século XVII, a fortaleza foi aumentada, de modo a ficar mais apta às novas tácticas ofensivas, sobretudo por altura da Guerra da Restauração. Em 1897, após ser vítima de devastações, foi parar às mãos do Ministério da Guerra, que o passou a utilizar como sede da Guarda Fiscal.
Hoje em dia, o castelo alberga o museu de Lindoso que possui a Sala de Armas da torre, uma coleção de armas datadas desde século XIV ao século XIX e, na Sala do Fonro, uma coleção de arqueologia do território do Lindoso – da pré-história aos nossos dias como base no espólio arqueológico proveniente de estações escavadas na área envolvente do castelo do Lindoso.
– Espigueiros de Lindoso
Bem junto ao castelo, existe um conjunto de 69 espigueiros dos seculos XII e XIII , que serviam de celeiro para a comunidade guardar as espigas de milho das intempéries, permitindo a sua secagem pelo sistema de aeração em fendas paralelas de pequena largura.
– Mosteiro de Bravães
Um dos mais significativos monumentos do românico do Alto Minho.
Tivemos o privilégio de ter uma visita guiada com o professor Jaime Ferreri e descobrimos alguns dos segredos deste majestoso mosteiro!
Poderão ainda visitar: Pedra dos Namorados, as lagoas e o nucleo museológico na Ermida.
O que fazer?
*No parque Lima Escape, é possível experimentar diversas actividades aquáticas com a empresa Aktivanatura.
Nós rendemo-nos ao Stand Up Paddle… foi uma tarde muito divertida e tranquila em plena harmonia com a natureza! Poderão também experimentar Canoagem e Canyoning.
*Passear na Ecovia do Lima
Aproveite a ecovia para dar um passeio a pé ou a pedalar pela margem verdejante do rio Lima! São cerca de 40km até Viana do Castelo mas nós fizemos apenas 4km, o percurso entre Bravães e Ponte da Barca.
*Dançar o “vira”
Aos domingos, junto ao Jardim dos Poetas, é frequente encontrar a população local a dançar o Vira. Aproveite e dê um pézinho de dança, é muito divertido!

Onde Dormir?
Pernoitamos no Lima Escape, um parque de campismo com o conceito Glamping.
Descrevemos tudo aqui.
Onde Comer?
Na nossa estadia, visitamos três restaurantes. O prato típico é a Posta Barrosã e a Lampreia.
Não deixem de acompanhar os vossos pratos preferidos com um fresco vinho verde!
*Restaurante Vai à Fava
*Restaurante O Emigrante
*Restaurante Adega do Artur
Boas viagens!!
Olá, sem dúvida que deve ter sido uma boa escapadinha , e com essas paisagens e claro a comida xD
Não há melhor neh?? Adorei mesmo tudinho e dá vontade de ir já já já
Um beijinho
http://www.meanddiamonddot.wordpress.com
CurtirCurtir
Obrigada! 😀
CurtirCurtir